O Regato

Sunday, May 27, 2012





O ECLIPSE

Cansado, estendo-me com a nuca  encostada ao regaço da minha companheira… Adormeço e sonho. Sonho com as coisas simples que me rodeiam.

As rosas do quintal ao lado, as gatas apanhando sol na minha janela, o cão à solta, os patos nadando na albufeira, as crianças a brincar, uma família, divertida, num piquenique, a tépida brisa duma tarde de verão …

Acordo e, estremunhado, vejo , por cima de mim, um eclipse  em todo o seu esplendor real… Uma  intensa coroa de luz, um círculo negro ao centro…  Um círculo negro e denteado, qual  escudo de  guerreiro mitológico! Mas não me recordo deste eclipse ter sido anunciado na comunicação social…

Inclino a cabeça para o lado esquerdo e vejo, na televisão, a subida acentuada da venda de carros de luxo e a austeridade,  o desemprego, as falências e os suicídios que provocam. Afinal, de regresso ao presente da crise, o redondo astro do eclipse, que pairava por cima de mim, nada mais era que, em contraluz,  o modesto “gesso” no teto que funciona como candeeiro na minha sala de estar…