O Regato

Friday, August 25, 2006

MESMO À FRENTE DO NARIZ...


Estava eu, quieto e ledo, gozando a minha semaninha de férias numa pequena mas bela praia do litoral alentejano, quando um jovem casal chegou... Ele e ela, mãos dadas, apertadas, com um cachorro, saltitante, pela trela. Ele enfiou o laço da trela no mastro do chapéu-de-sol, de forma a prender o cachorro, e ambos (ele e ela, claro) depositaram as roupas e bens na areia ainda húmida, ficando apenas em fato-de-banho. Depois... zarparam à procura do fresco aconchego daquelas águas vicentinas... O cachorro tentou acompanhá-los, mas estava preso pela trela ao chapéu-de-sol. Ladrou, ladrou e... nada. De repente, o cachorro aproximou-se do chapéu-de-sol e, com as patas, começou a escavar a areia junto ao mastro metálico.

- "Boa! - pensei eu - Cachorro esperto... Assim vais conseguir a tua liberdade!"

O cachorro foi escavando e, de vez em quando, tentava ir de novo atrás dos donos, dando um esticão na trela. Tanto se esforçou que o chapéu-de-sol tombou e soltou a trela...

- "É agora... a liberdade ! "- disse eu em voz alta.

Mas, para meu espanto, o cachorro não fugiu... Deitou-se junto à trela solta e ali ficou... sem entender que a liberdade estava mesmo ali à sua frente! Até que os donos chegaram e o prenderam novamente ao mastro do chapéu-de-sol.


E fiquei a pensar... - "Quantos de nós, humanos, têm a liberdade (a beleza, o amor e outras maravilhas do mundo) à frente do nariz e não a conseguem ver e desfrutar… e muitos são azedos, sorumbáticos e clamam, clamam…por aquilo que já possuem..."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home