O Regato

Monday, August 28, 2006

A “LOUCA” DO SUPERMERCADO…


Foi reformada por invalidez ainda nova, na casa dos quarenta anos, por razões do foro psiquiátrico, e vagueia, muitas vezes, pelo supermercado… Talvez por causa da medicamentação, engordou, desfigurou-se…De vez em quando vai visitar os antigos colegas e diz na sua demência consciente:

- Ai, eu estava aqui tão bem, será que poderia voltar ao trabalho?... Pergunta-eco que não encontra resposta…

Um dia, reconheceu-me no supermercado e pediu-me 1 euro para telefonar à filha, que não vive com ela. As empregadas do supermercado conhecem-na e comentaram:


- Ela não precisa, pois tem uma reforma boa!


- É possível, respondi eu, mas se ela pediu …


E coloquei-lhe o euro na mão. Feliz, ela lá se perdeu entre a movimentação caótica dos restantes clientes. Não sei se telefonou ou não à filha mas, cerca de um mês depois, abordou-me novamente e, desta vez, pediu-me 5 euros… Aí eu senti necessidade de lhe perguntar pela reforma ao que ela me respondeu que alguém da assistência social lhe controlava o dinheiro e lho entregava a pouco e pouco.


Com o argumento da necessidade momentânea, fiquei convencido e lá lhe entreguei os cinco euros com a certeza de que, apesar das promessas (loucas, pensei eu) de pagamento, tratar-se-ia dum investimento “a fundo perdido”. Passadas algumas semanas, lá vem ela ter comigo e, para meu espanto, entrega-me 5 euros para liquidar a dívida!


Contudo, um mês mais tarde, a “louca” do supermercado pede-me mais 5 euros que eu entrego, desta vez sem comentários e, também, sem esperança de os voltar a ver…

O tempo passou, desencontrámo-nos, estive fora uns tempos e já me tinha esquecido do último episódio quando uma pessoa amiga se abeirou de mim, com uma nota de 5 euros, e diz:

- A “louca do supermercado” deixou-me estes 5 euros com a indicação expressa dos entregar a ti… disse-me que é para pagar uma dívida…


E pensei: Se uma “louca” respeita as suas promessas, por que razão há tanta gente dita mentalmente sã, proeminente até, que não cumpre nem os compromissos nem as promessas que publicamente faz?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home