O Regato

Wednesday, August 30, 2006









PROBLEMAS E SOLUÇÕES…


PARTE I

Estava a conversar sobre informática com um amigo da direcção duma associação, quando este me disse, preocupado, que o monitor do computador da instituição não estava a funcionar bem e nada mais conseguia obter do que um ecrã totalmente negro…


Fui observá-lo de perto, apesar de não ser técnico da área…Tratava-se dum monitor antigo, daqueles com os comandos analógicos, de “rodinhas”, na parte inferior do ecrã… Certifiquei-me de que os cabos de alimentação estavam em ordem e confirmei que a electricidade chegava ao monitor, pois a luzinha sinalizadora estava acesa. Verifiquei também a ligação do monitor ao computador e... tudo bem.


- Bom, é possível que exista uma avaria no monitor ou, então, na placa gráfica do computador. Isto é equipamento já muito usado… – disse eu ao meu amigo.


- Isso é mau… Precisamos do computador e a associação não dispõe de muito dinheiro para a reparação. – respondeu o meu interlocutor.


Insisti na observação. Dei mais uma olhadela ao monitor, parei nas “rodinhas” dos comandos, experimentei o do contraste e… eis que se fez luz, isto é, imagem!


Qual avaria do monitor, qual avaria da placa gráfica… A senhora da limpeza, ao passar com o pano do pó na parte inferior do monitor, sem ter dado por isso, tinha rodado o comando do contraste para uma posição extrema… Daí o ecrã totalmente negro!

PARTE II

O ponteiro digital do rato do computador que utilizo no trabalho tem andado muito inconstante. Talvez envergonhado por se sentir exposto em permanência naquele ecrã, tem recusas momentâneas às minhas ordens manuais e, outras vezes, desloca-se de forma errante e atabalhoada… Já pensei pedir a substituição do insubmisso rato, pois deve estar avariado…


Hoje, lembrei-me que, ao contrário do rato óptico que utilizo em casa, o rato que se aconchega à minha mão no trabalho é de um modelo mais antigo e rola em cima duma bola, agarrando todo o cotão e lixo que encontra pelo caminho… Virei-o de costas e fiz-lhe uma limpeza. Remédio santo… Lá ficou ele direitinho e obediente!


CONCLUSÃO


Muitas vezes, as soluções para os nossos problemas são muito mais simples do que pensamos.


Tentemos olhar os problemas de vários ângulos e procurar as soluções com paciência.

1 Comments:

  • Então eu tenho um problema no meu blog para resolver com calma, mas já que tem olho clínico, talvez me pudesse ajudar. Como posso eu introduzir música no blog?
    Sinceramente ainda não me debrucei sobre o assunto, mas quando navego por aí e sou recebida com música agrada-me. Acho relaxante e simpático. Agradeço desde já.

    sinedoque

    By Blogger sinédoque, at 4:32 PM  

Post a Comment

<< Home