O Regato

Monday, January 21, 2013

REGRESSO AO FUTURO


Raspberry pi


No início dos anos 80 do século passado, tinha eu 27 ou 28 anos, apareceram os primeiros computadores, com tamanhos e preços acessíveis a uma parte significativa da população…  O microprocessador tinha surgido em meados da década de 70, com a fabricação da CPU (Unidade Central de Processamento) num único circuito integrado, permitindo a construção de computadores pessoais, pequenos e mais baratos. Em 1980, o inglês Clive Sinclair (que, em 1972, tinha desenvolvido uma das primeiras calculadoras eletrónicas de bolso do mundo), lançou o computador pessoal ZX80, no ano seguinte, o ZX81 e, em 1982, o bem conhecido ZX Spectrum, com  16 e 48 Kb…

O meu primeiro computador foi um ZX81 adaptado pela Timex (que na altura possuía uma fábrica de componentes em Portugal) e vendido com a designação de Timex-Sinclair 1000. Custou-me, então, se não me engano, o equivalente a 30 €. Este computador não produzia imagens a cores nem sons e tinha a “espantosa” memória RAM de… 1 K (hoje falamos em gigas e teras…) que podíamos expandir para 16 K, encaixando um módulo de memória. O carregamento e gravação dos programas era efetuado através de gravadores e cassetes de áudio. Os programas originais vendidos pela Timex eram, na sua maioria, utilitários, existindo poucos jogos.

Contudo, estes pequenos computadores deram origem à “revolução” informática pessoal pois podiam ser programados por qualquer utilizador uma vez que traziam incorporada na ROM (Memória apenas de leitura) uma linguagem de programação, o BASIC (Código de instruções simbólicas de uso geral para principiantes). Nessa época, milhares de jovens (e menos jovens), movidos pela curiosidade em saber como funcionavam os computadores, começaram a fazer os seus próprios programas utilitários, educativos, jogos, etc., a experimentar as potencialidades destes novos equipamentos, a inovar, a inventar, a criar…
Pela sua experiência, muitos destes primeiros utilizadores encontraram nesta área o seu futuro profissional, nas então novas tecnologias da informação… Nas décadas seguintes, os programas foram tornando-se mais complexos, os jogos de computador passaram a ser realizados por equipas multidisciplinares com orçamentos comparáveis aos dos grandes filmes…  
As “novas” tecnologias da informação passaram a ser “vendidas” e divulgadas para “consumidores” e não para criadores… Apareceram as consolas, que não estão viradas para a programação e experimentação… As atuais gerações passaram a ser educadas para se constituírem como utilizadores passivos do processador de texto, da folha de cálculo, do viciante jogo…

Coloca-se, então, a “famosa” ( e sempre atual) questão: “Que fazer?”

Alguns professores do Laboratório de Computadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra) verificaram, ano após ano académico, um declínio acentuado nos conhecimentos e experiência sobre computadores demonstrados pelos jovens que lhes apareciam nos cursos. Nos anos 90, a maioria dos jovens eram experimentados programadores amadores e conhecedores do funcionamento dos computadores; no início do século XXI, quando muito, lá apareciam alguns que tinham feito um pouco de Web Design… O modo como os jovens interagiam com os computadores tinha mudado (para pior)!  Esta situação levou os referidos professores a pensarem, em 2006, na criação dum computador pequeno e barato, com objetivos educacionais, que incentivasse as crianças e jovens de todo o mundo a descobrirem o funcionamento dos computadores e o prazer da programação.

Contudo, o tal computador, imaginado em 2006, só seria disponibilizado em 2011, com o nome de Raspberry Pi, cujo modelo B, versão 2, foi lançado em 2012, ao preço de 35,95 € + iva (em Portugal, apenas via internet).  Este computador é um pouco maior do que um cartão de crédito e pode ser ligado a uma televisão antiga, com entrada de vídeo composto, ou moderna, com HDMI, permitindo, neste último caso, visualizar vídeos em HD. O Raspberry (framboesa) pi tem um processador ARM a 700 MHz (que se pode “apertar” até 1 GHz), um processador gráfico Broadcom Videocore IV, 512 Megabytes de SDRAM, saídas de vídeo composto e HDMI, saídas de áudio por “jack” de 3.5 mm e por HDMI, armazenamento através de “slot” para cartão SD (armazenamento do sistema operativo, dados e outros programas ), ligação por cabo à internet (10/100 Ethernet RJ45), 2 portas USB 2.0 e 1 mini USB para a alimentação (pode ser utilizado um carregador de telemóvel de 5 V e, pelo menos, 700 mA). 

Para além de pequeno e barato, as grandes vantagens deste computador residem no facto de ter cada vez mais apoio no meio educativo, em especial o inglês, e do sistema operativo e muitos outros programas serem totalmente grátis, pois baseiam-se no "código aberto"  Linux. Estes programas podem ser descarregados no sítio da internet da fundação que apoia este computador (www.raspberrypi.org) e instalados num cartão SD de 4 GB, que custa menos de 5 €. Uma das imagens grátis para instalar no cartão SD, aconselhadas pela fundação, é a Raspbian “wheezy”, que traz o sistema operativo, interface gráfico (tipo “Windows”), diversos programas, nomeadamente jogos e linguagens de programação: Python e Scratch.  Python é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos. Por seu lado, Scratch utiliza imagens e permite criar histórias interativas, jogos, música e arte. Promove a aprendizagem de importantes conceitos matemáticos e computacionais, incentiva o pensamento criativo e a cooperação.  De destacar que o Raspberry Pi possui, ainda, um conjunto de ligações designadas GPIO (entrada / saída de uso geral) que permitem que o computador comunique com o exterior, alargando a sua utilização educativa (útil para experiências de robótica, domótica, automação, etc.).

O repto aqui fica: vamos promover o conhecimento e a utilização dos computadores pelos jovens de forma mais cooperativa e criativa ! Atenção Pais e Professores: o projeto  Raspberry Pi pode ser um bom meio para regressarmos ao futuro!

Ligações sobre a utilização do Raspberry Pi

Crianças de 7 a 9 anos aprendem a programar com o Raspberry Pi :

www.youtube.com/watch?v=KdTwQXre1DU

O Raspberry pi na Universidade de Manchester:

www.youtube.com/watch?v=tWUbw0ED00U


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