
PROBLEMAS E SOLUÇÕES…
PARTE I
Fui observá-lo de perto, apesar de não ser técnico da área…Tratava-se dum monitor antigo, daqueles com os comandos analógicos, de “rodinhas”, na parte inferior do ecrã… Certifiquei-me de que os cabos de alimentação estavam em ordem e confirmei que a electricidade chegava ao monitor, pois a luzinha sinalizadora estava acesa. Verifiquei também a ligação do monitor ao computador e... tudo bem.
- Bom, é possível que exista uma avaria no monitor ou, então, na placa gráfica do computador. Isto é equipamento já muito usado… – disse eu ao meu amigo.
- Isso é mau… Precisamos do computador e a associação não dispõe de muito dinheiro para a reparação. – respondeu o meu interlocutor.
Insisti na observação. Dei mais uma olhadela ao monitor, parei nas “rodinhas” dos comandos, experimentei o do contraste e… eis que se fez luz, isto é, imagem!
Qual avaria do monitor, qual avaria da placa gráfica… A senhora da limpeza, ao passar com o pano do pó na parte inferior do monitor, sem ter dado por isso, tinha rodado o comando do contraste para uma posição extrema… Daí o ecrã totalmente negro!
PARTE II
Hoje, lembrei-me que, ao contrário do rato óptico que utilizo em casa, o rato que se aconchega à minha mão no trabalho é de um modelo mais antigo e rola em cima duma bola, agarrando todo o cotão e lixo que encontra pelo caminho… Virei-o de costas e fiz-lhe uma limpeza. Remédio santo… Lá ficou ele direitinho e obediente!
CONCLUSÃO
Muitas vezes, as soluções para os nossos problemas são muito mais simples do que pensamos.
Tentemos olhar os problemas de vários ângulos e procurar as soluções com paciência.